Translator

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Veladura

Para quem não sabe, veladura é uma técnica antiga,usada pelos grandes mestres da pintura,o melhor de todos na minha opinião foi william adolf bouguereau, resumidamente consiste em fazer primeiro uma pintura em tons de cinza chamada grisalha(underpainting) ou en tons de verde chamado verdaccio(underpainting).
No meu caso só a fiz na cidade ao fundo e nos tecidos da cama,acima como se vê,a cidade com todos os detalhes,até mesmo os reflexos na água só que tudo em preto e branco,dá mais trabalho,pórem enriquece a obra,ao menos eu enxergo assim.
Terceira etapa, a cidade ganha cor,tem que esperar secar a grisalha,depois com a tinta bem diluida ao ponto de ficar transparente ir pintando as luzez,antigamente diluiam com óleo,eu não fiz exatamente como madan as regras pois demoraria muito para secar,mas deu certo.
A figura principal fiz direto,sem underpainting que é chamado de Alla Prima e é como são feitas a maioria das telas hoje em dia por economia de tempo,trabalho,mas em certos casos as veladuras são ótimas soluções,para pintar uma cidade a noite por exemplo,ou para fazer sombras em paisagens,mas para isso tem que entender um pouco de cores.A veladura é a tinta diluida e transparente que você passa por cima de outra.
Tem que prestar atenção pois se o underpainting é azul e você faz a veladura com amarelo,elas vão se misturar e o resultado será verde,se a tinta não ficar transparente não é veladura é overpainting...Esse aí foi o resultado
(Big City Night)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...